Vinho na cozinha: o que usar nas receitas?

Por: Fabiana Gonçalves | @escrivinhos

Se você gosta de cozinhar, deve saber que muitas receitas ficam mais saborosas usando vinho. A bebida serve para dar sabores e aromas a um prato e para corrigir a acidez de algumas receitas. Mas que vinho usar para cozinhar? Tudo depende do tipo de prato que você quer fazer.

Muitas pessoas costumam guardar garrafas com sobras de vinho na porta da geladeira. Esses vinhos podem ser aproveitados para serem usados em um molho ou dar um gostinho especial à comida. Acontece que antes de você usar um vinho no preparo do seu prato, precisa observar se esse vinho está em bom estado. Se ele estiver dando sinais de oxidação, ou seja, ficando avinagrado, melhor jogar fora. A regra é clara: vinho que não entra na taça, não entra no prato.

O ideal é usar na receita aquele mesmo vinho que vai ser bebido acompanhando o prato. Se o vinho que você for beber não for o mesmo da receita, escolha pelo menos um de um estilo parecido. Por exemplo: se usar um Malbec no preparo do prato, tente acompanhá-lo também com um vinho feito com a uva Malbec.

TIPOS DE PREPAROS – Existem três tipos de uso de vinhos em receitas. Um deles é a marinada, onde a carne fica um tempo em contato com os temperos e o vinho para ganhar sabor e umidade. Outro uso é no cozimento, onde o vinho é acrescentado quando a panela já está no fogo com os ingredientes. Por fim, quando o vinho é usado como redução ou fica em molho com o fogo baixo já no final da receita. Nesse caso, preste atenção no tempo do cozimento e tenha certeza de que o álcool do vinho evaporou. Se ele não evaporar, a comida corre o risco de ficar com um gosto muito forte.

BRANCO OU TINTO? – E que tipo de vinho usar na sua receita? Se o prato for de carnes brancas, geralmente sua usa vinho branco seco. Para as carnes vermelhas se usa vinho tinto seco. Existem algumas exceções de pratos, como o coq au vin, que é um prato francês feito com frango cozido no vinho tinto, além do ragu alla bolognese, que é feito com carnes bovina e suína, mas a receita leva vinho branco.

Lembre-se que o vinho tinto dá cor aos pratos e os brancos não interferem no visual da comida.

Não use vinhos doces no preparo de pratos salgados, a não ser que você queira dar um toque adocicado à comida. Uma receita famosa que usa vinho doce é o filé ao molho marsala. Ela leva o vinho fortificado doce italiano chamado Marsala.

QUANTIDADE – Preste atenção à quantidade de vinho que vai usar no seu prato. Geralmente se usa por volta de uma taça em cada receita. Já nos marinados pode se usar até uma garrafa inteira no preparo. É bom ficar de olho nas referências de receitas na internet para não exagerar ou usar o vinho de menos.

RISOTO – Seja qual for o risoto, a base é sempre de vinho branco. O arroz tem muito amido e o prato ainda leva manteiga e queijo. Nesse caso, o vinho branco ajuda a dar leveza ao prato. Uma exceção é o risoto al barolo, que leva na receita o caro vinho tinto italiano Barolo.

MOLHO MADEIRA – Um prato muito conhecido no Brasil é o filé ao molho madeira. O molho é feito tradicionalmente usando a versão seca do vinho fortificado português da ilha da Madeira. Mas na falta dele, muitas pessoas usam outros tipos de vinhos tintos na receita.

FONDUE – Outra receita clássica que leva vinho é a fondue de queijo. Para essa receita o mais indicado é o vinho branco seco, de preferência feito com a uva Chardonnay.

SOBREMESAS – Também existem sobremesas que levam vinho. Uma clássica é a pera ao vinho tinto. Nesse caso se usa o vinho tinto seco. Alguns bolos de frutas também levam vinho. O mais indicado para esse tipo de receita é o vinho do Porto.

Deixe um comentário