Sobre rolhas e afins… já falei aqui sobre as inúmeras possibilidades de vedação das garrafas de vinho e que elas não estão ligadas exclusivamente à qualidade do vinho. (Nem só os vinhos com cortiça são legais, amiguinhos).
Mas como (ainda bem) sempre aparecem novidades, hoje é dia de falar dos vedantes italianos Ardea Seal para ninguém tomar um susto quando se deparar com um pela frente:
Os vedantes Ardeal Seal prometem livrar os vinhos dos principais problemas de contaminação advindos de rolhas orgânicas (cortiça) como a TCA.
Também tornam mais lineares a produção dos vinhos, evitando desvios organolépticos. Explico: o vedante promete manter a OTR (Taxa de Transferência de Oxigênio – volume de oxigênio ao longo do tempo) constante. Pesquisas mostram que a variação do OTR nas rolhas, mesmo vindo do mesmo lote, pode atingir altíssimas diferenças, alterando produtos do mesmo lote, o que, obviamente, não é desejável.
Segundo o fabricante, garantem ainda inércia química total (não provocam ou adicionam aromas indesejados), nenhuma interferência nas características do vinho e uniformidade do produto no tempo (graças ao controle de OTR).
Eu conheci o vedante em um Cornas (Petit Ours, de Mattieu Barret, importado pela Delacroix).
E você? Conhece algum outro tipo de vedante de vinho tecnológico? 🍷