Por: Fabiana Gonçalves | @escrivinhos
No dia 17 de abril é comemorado o Dia Mundial da uva Malbec (Malbec World Day), variedade muito apreciada no Brasil e que envolve várias curiosidades.
Muita gente acha que Malbec é uma uva argentina. Na verdade, ela é originária do sudoeste da França, mais especificamente da região de Cahors. A Malbec também é plantada em outras regiões do país, a exemplo de Bordeaux. Em algumas localidades é conhecida como ‘Auxerrois’ ou ‘Côt’.
A uva Malbec foi parar na Argentina em 1853, através das mãos do agrônomo Michel Aimé Pouget. Nascido na França, ele foi contratado para assumir a direção da Quinta Agronômica de Mendoza, que tinha como iniciativa incorporar novas variedades de uvas para melhorar a indústria vitivinícola daquele país.
Em 17 de abril de 1853 foi apresentado um projeto de fundação de uma Quinta Normal de Agricultura em Mendoza. A implantação desse projeto impulsionou substancialmente a produção de vinhos argentinos. Por isso, a data virou sinônimo da uva Malbec.
A esta altura, a variedade havia se adaptado rapidamente aos diversos terroirs do país e começou a ser cultivada de maneira intensiva. Hoje, a Malbec ocupa o posto da uva tinta mais cultivada da Argentina.
Além de França e Argentina, a Malbec também é plantada em outros países, como Espanha, Estados Unidos e Chile. No Brasil vem sendo cultivada com sucesso e dando origem a vinhos nacionais bem interessantes, tanto varietais (vinhos com apenas uma uva) quanto em cortes (vinhos com mais de uma uva).
Atualmente, existem na Argentina muitas variantes de elaboração para a Malbec, que vão desde vinhos com estilo mais jovens e simples até aos mais estruturados e complexos. Também não podemos esquecer dos rosés, espumantes e licorosos feitos com essa uva.
Em geral, na degustação os vinhos tintos feitos com uvas Malbec cultivadas em lugares de menor altitude têm mais corpo e mais fruta preta. Já os procedentes de vinhas mais altas tendem a ser mais elegantes, com aromas mais frescos e florais.
E quanto à harmonização? Os tintos mais encorpados combinam com carnes vermelhas, pratos com molhos escuros ou à base de funghi. Já os mais leves vão bem com pizzas, hamburgers, carnes brancas e massas com molho vermelho.
Deu água na boca? Então abra um vinho Malbec e deguste essas sensações.