Conheça mais sobre Vinhos Verdes

Por: Fabiana Gonçalves | @escrivinhos

Se você gosta de vinhos, certamente já tomou ou já ouviu falar de Vinhos Verdes. Mas você sabe o que é um vinho verde? Muita gente acha que é um vinho feito de uvas que não amadureceram e alguns até acham que é um vinho de cor verde. Mas não é nada disso.

O nome Vinho Verde vem da região onde esse tipo de vinho é feito, no Noroeste de Portugal. O local possui uma vegetação exuberante que se estende desde as montanhas, cobrindo vales a avançando para o Oceano Atlântico. Essa região é conhecida como Entre-Douro-e-Minho, que é uma zona com muitas plantas. É daí que vem o nome Vinho Verde.

Mas se você pensa que Vinho Verde é tudo igual, está enganado(a). A versão mais produzida é o Vinho Verde Branco. O mais conhecido deles é o Casal Garcia, que inclusive é o vinho branco mais vendido no Brasil.

Mas além de brancos, os Vinhos Verdes também são feitos nas versões Rosé e Tinto. Só que esse último é mais difícil de encontrar aqui no Brasil, assim com espumantes e aguardentes feitos com Vinhos Verdes.

Uma particularidade do Vinho Verde tinto é que ele é um pouco “difícil” de tomar, por ser muito ácido e apresentar taninos em excesso. Ele deve ser bebido acompanhando pratos gordurosos, tipo um leitão à Pururuca.

Já os vinhos verdes brancos e rosés podem apresentar um pouco de gás carbônico, o que dá uma sensação de “agulha” na boca. A versões mais leves, que são as mais comuns, normalmente têm um teor alcoólico mais baixo e são bem refrescantes. Bons para serem tomados em épocas de calor, eles vão bem como aperitivos ou acompanhando pratos leves.

SOFISTICADOS – Você também pode encontrar vinhos verdes brancos mais sofisticados, com grande potencial de guarda, aromas e sabores complexos, intensos e minerais. Alguns deles têm, inclusive, passagem por barricas de carvalho. Os mais conhecidos são os feitos com a uva Alvarinho, na sub-região de Monção e Melgaço.

A região dos Vinhos Verdes foi demarcada em 1908 e por sua antiguidade, muitas uvas de lá são consideradas nativas. Além de Alvarinho, entre as uvas mais conhecidas encontradas na região estão nomes como Loureiro, Trajadura, Avesso, Azal e Arinto, também conhecida como Pedernã.

Para reconhecer um vinho verde, é só olhar a garrafa e procurar selo de garantia da região.

Deixe um comentário