Como escolher vinhos em um restaurante

Por: Fabiana Gonçalves | @escrivinhos

Escolher vinho em um restaurante é para você uma tarefa complicada? Se a resposta for sim, acompanhe as dicas a seguir. Elas poderão trazer mais facilidade quando você estiver com uma carta de vinhos nas mãos.

O TIPO

Uma das primeiras coisas a se fazer é escolher que tipo de vinho você quer beber. Um branco, um tinto, um rosé? Ou que sabe um espumante? Isso vai depender tanto do clima quanto do tipo de comida que você vai pedir.

Espumantes podem funcionar bem como entrada e, muitas vezes, podem até acompanhar a refeição inteira. Os vinhos brancos e rosés são ótimos para refrescar e pedem comidas mais leves, queijos, pescados e carnes brancas. Já os tintos são excelentes para “aquecer” e podem ser combinados com carnes, massas e pratos mais consistentes.

A NACIONALIDADE

Verifique a nacionalidade do vinho. Se você está em um restaurante italiano, opte por um vinho da Itália. O molho de tomate vai super bem com boa parte dos tintos italianos.

Já se você está em um restaurante francês, escolha um vinho da França. Use a lógica do tipo de vinho para o tipo de prato, citada anteriormente. Os tintos da Borgonha são delicados e elegantes, vão bem com pratos que seguem esse padrão. Os Bordeaux são bons para harmonizar com um filé au poivre. Já os Côtes-du-Rhone tintos e os vinhos do Languedoc são coringas – super fáceis de harmonizar.

Num restaurante português, a escolha para o bacalhau pode ser de tintos ou de brancos portugueses, dependendo do gosto do cliente. Já o bolinho de bacalhau combina muito bem com vinhos brancos ou espumante. Leitão harmoniza com os tintos da Bairrada.

Para a paella espanhola com frutos do mar, invista num Albariño de Rias Baixas ou em algum outro branco com mais corpo. Já se a paella tiver outros tipos de carne, um Rioja tinto pode ser um bom casamento.

Como não existe tradição de vinhos no Japão, caso você esteja em um restaurante japonês e queira escolher um vinho para acompanhar os sushis, sashimis e afins, escolha espumantes, vinhos brancos ou rosés de qualquer nacionalidade. O que importa é que tenham boa acidez. Vinhos brancos da uva Sauvignon Blanc geralmente são uma boa pedida.

Vai comer uma carne vermelha ou um churrasco? Os tintos argentinos fetos com a uva Malbec combinam bem com esse tipo de prato. Mas você também pode escolher um Tannat uruguaio ou brasileiro para harmonizar.

A UVA

Falando das principais uvas que encontramos nas cartas de vinhos, um pequeno guia para facilitar a sua escolha:

Tintas:
> Cabernet Sauvignon: carnes vermelhas, queijos maturados e cogumelos
> Merlot: aves, pizzas, linguiças, ensopados
> Syrah: cordeiro, ragu, hamburguer, carnes de caça
> Pinot Noir: atum, cogumelos, vegetais assados, aves
> Carménère: porco, cordeiro, pimentões assados, lentilhas
> Malbec: carnes vermelhas e pratos com molhos escuros

Brancas:
> Sauvignon Blanc: peixes, frutos do mar, saladas, queijo de cabra
> Chardonnay: queijos em geral, fondue de queijo, peixes, frutos do mar, aves
> Pinot Grigio:  saladas, peixes, frutos do mar, risoto de vegetais
> Torrontés: saladas, mariscos, frutos do mar grelhados
> Riesling: mexilhões, peixes fritos, porco, chucrute, salsichas, batatas

O PREÇO

Um ponto muito importante a ser analisado na carta de vinhos é a coluna da direita: a coluna dos preços! É ela que na maioria das vezes influi na decisão de compra. Por isso, escolha um vinho que caiba no seu orçamento e que, caso você queira pedir mais de uma garrafa, não vá mexer tanto no seu orçamento.

O PROFISSIONAL

Caso o restaurante tenha um sommelier, não hesite em pedir ajuda. Esses profissionais são treinados para dar a dica certa. Ele(a) vai tentar descobrir o vinho que mais se encaixa no seu paladar, tentando também combinar com a comida a ser pedida e com quanto você pretende gastar.

DA CASA

Caso você esteja num restaurante e queira tomar um vinho simples, que possa acompanhar bem a refeição, peça o Vinho da Casa. No exterior é fácil encontrar essa modalidade, mas no Brasil muitos estabelecimentos já disponibilizam a opção de Vinho da Casa nas suas cartas.

Deixe um comentário