Por: Fabiana Gonçalves | @escrivinhos
Ao chegar em uma feira de vinhos ou degustação, as pessoas que não são acostumadas com esse tipo de evento normalmente ficam “baratinadas”, sem saber por onde começar e o que provar. Alguns até colocam como meta experimentar tudo o que puderem. Tenha certeza que essa não é a melhor opção, a não ser que você seja um profissional em busca de novos produtos e descarte (cuspa) tudo o que provar. Sim, caro(a) leitor(a), nos eventos sérios de vinhos, os expositores disponibilizam baldes, chamados cuspideiras, para que o público possa descartar os vinhos que provar. Afinal, estando bêbada, a pessoa compromete capacidade de distinguir a qualidade dos produtos que ingeriu. E para analisar um vinho, bastam os olhos, o nariz e as papilas gustativas – que estão todas na boca. Portanto, não é necessário engolir a bebida para dizer se ela é boa ou ruim.
Com uma longa experiência em participação e organização de eventos de degustação, tais como o Mercado de Vinhos, desenvolvi algumas técnicas para melhor aproveitar cada ocasião. Hoje, reúno essas dicas para que qualquer pessoa possa utilizá-las e tornar suas participações nessas iniciativas em momentos memoráveis.
Confira:
1 – DEFINA SEU OBJETIVO:
O que você quer do evento? Exemplos:
– Conhecer novos rótulos
– Procurar opções que você possa comprar para consumir
– Experimentar vinhos mais caros, os quais normalmente você não teria condições de adquirir
2 – AO CHEGAR NO EVENTO:
Dê uma volta e mapeie aquilo que você tem interesse. Não vá logo “se jogando” na primeira opção que encontrar.
3 – FEIRA E DEGUSTAÇÕES DE VINHOS NÃO SÃO “OPEN BAR”:
Num evento, o expositor está disposto a falar sobre os seus produtos e demonstrá-los da melhor maneira possível ao público. O objetivo é conquistar e fidelizar consumidores. Portanto, se ele identifica que você veio apenas para “encher a cara” vai considerá-lo persona non grata. E isso não pega bem!
4 – CUSPA!:
Como já falei na introdução desse texto, não é vergonha descartar o vinho que você bebeu (embora não seja uma cena muito bonita de se ver). Existem recipientes próprios para isso. O objetivo é manter a sobriedade para aproveitar o evento. Caso tenha gostado muito de um determinado rótulo, antes de ir embora volte para prová-lo novamente. Nesse caso, vale dar aquele golinho para saborear a bebida.
5 – DÊ UM TEMPO:
Circule um pouco, beba água, belisque algo.
6 – ADQUIRA CONHECIMENTO:
Feiras e degustações de vinhos são uma excelente opção para se aprender mais. Converse com os expositores. Muitas vezes eles são os próprios produtores do vinho que você está provando.
7 – ANOTE:
Tomou o vinho de sua vida e no outro dia não lembra mais do nome dele? A solução é anotar. Gostou de um vinho? Então registre o nome, a nacionalidade, a safra, a faixa de preço e onde comprar. O bloco de notas do seu smartphone é uma ótima ferramenta para isso.
8 – NÃO DIRIJA:
Se bebeu, não dirija. Mesmo que você tenha descartado tudo, sempre escapa aquele golinho. Assim, você vai poder desfrutar de muitas outras degustações.