Por: Fabiana Gonçalves | @escrivinhos
Assim como a França tem o Champagne e a Itália o Prosecco, o espumante símbolo da Espanha é o Cava. A bebida é produzida especialmente na região da Catalunha, mas também pode ser elaborada em outras partes da Espanha, como Rioja, Aragón, Navarra, Valência e Extremadura. O Cava caracteriza-se por sua qualidade, tradição e boa relação custo-benefício.
Elaborado principalmente com as uvas Macabeo, Xarel-lo e Parellada, o Cava também pode ter em sua composição variedades como Chardonnay e Pinot Noir. O seu método de produção é o tradicional (ou Champenoise), com segunda fermentação da bebida já dentro da garrafa.
MATURAÇÃO – O Cava básico permanece em contato com as leveduras por no mínimo noves meses, enquanto o Cava Reserva deve maturar por pelo menos 15 meses e o Gran Reserva por 30 meses. Ainda existe o Cava de Paraje Calificado, que passa 36 meses com as leveduras.
Esse processo de maturação acrescenta notas de brioche, amêndoas, e toques tostados à bebida, além de lhe proporcionar uma textura mais cremosa e uma efervescência mais refinada.
TIPOS DE CAVA – Além da diferenciação por cor, que pode ser branca ou rosé, outro tipo de classificação do Cava é em relação ao teor de açúcar contido na bebida, que pode ir do muito seco ao extremamente doce:
- Brut Nature: menos de 3 gramas de açúcar residual por litro.
- Extra Brut: até 6 gramas de açúcar residual por litro.
- Brut: Seco até 12 gramas de açúcar residual por litro.
- Extra Seco: 12-17 gramas de açúcar residual por litro.
- Seco: 17-32 gramas de açúcar residual por litro.
- Semi-Seco: 32-50 gramas de açúcar residual por litro.
- Dulce: mais de 50 gramas de açúcar residual por litro.
DENOMINAÇÃO DE ORIGEM – O Cava tem uma Denominação de Origem (DO) oficial na Espanha, chamada “Cava DO”. Esta denominação foi estabelecida para garantir a qualidade e a autenticidade da bebida. Quem regulamenta e fiscaliza a produção da bebida é Conselho Regulador da Denominação de Origem Cava, assegurando que assegura que todos os vinhos rotulados como Cava cumpram com os padrões de qualidade e as regras de produção estabelecidas.
A principal área produtora de Cava é a Catalunha, especialmente a comarca de Penedès. Cerca de 95% da produção vem da região, com a maioria das vinícolas localizadas na província de Barcelona, especificamente nas cidades de Sant Sadurní d’Anoia e Vilafranca del Penedès.
HARMONIZAÇÃO – Por possuir diversos tipos de estilos, o Cava é uma bebida muito versátil para harmonizar com alimentos, além de ser uma ótima opção para ser consumida como aperitivo. Confira quais as principais sugestões de harmonização, de acordo com o tipo de Cava:
- Cava Brut Nature e Extra Brut – Vão bem com frutos do mar, sushi, jamón ibérico, saladas e queijo de cabra.
- Cava Brut – Peixes grelhados ou assados, carnes brancas e queijos de massa mole.
- Cava Extra Seco e Seco – Massas com molhos cremosos ou à base de tomate e pratos asiáticos com molhos picantes.
- Cava Semi-Seco e Dulce – Tortas de frutas, bolos leves, e sobremesas à base de creme, como panna cotta e tiramisu. Também combinam com queijos azuis, como Gorgonzola e Roquefort.
- Cava Rosé: Carnes curadas, como presunto de Parma, salame e com pratos de carne de cordeiro e pato.
- Cava Gran Reserva e Cava de Paraje Calificado: Harmonizam bem com pratos mais sofisticados, como foie gras, pratos trufados e carnes vermelhas grelhadas.
TEMPERATURA – O Cava deve ser servido bem fresco para realçar suas características e proporcionar uma experiência agradável. Essa temperatura pode ir dos 4ºC aos 8ºC. Pode ser servido tanto em taças tipo flute como em taças para vinho branco, dependendo do gosto de quem vai degustar.