As melhores combinações entre vinho e pizza

Por: Fabiana Gonçalves | @escrivinhos

É difícil alguém não gostar de pizza. E com vinho para acompanhar, a combinação fica fantástica! Mas você sabe quais os melhores vinhos para harmonizar com sua pizza preferida?

Embora muita gente acredite que a receita da pizza seja italiana, é comprovado que ela já era feita por muitos povos antigos. Há cerca de cinco mil anos, os babilônios, os hebreus e os egípcios usavam fornos rústicos para assar uma massa de trigo e amido, que deu origem à nossa receita atual.

Com a difusão da pizza pelos italianos, que adotaram a massa como um dos principais símbolos da sua gastronomia, o prato se tornou um dos mais queridos e populares do planeta. Na modernidade, os hábitos de consumo da pizza mudaram e a receita foi sendo adaptada. A massa ganhou cobertura com ingredientes diversos, tendo o queijo e o molho de tomate como sua principal base.

Por ser um prato simples e fácil de comer, os italianos e os americanos, por exemplo, costumam comer a pizza com as mãos.

A pizza também passou a ser acompanhada por bebidas mais simples – sinônimo de fast food, como os refrigerantes. Porém existe uma combinação de bebida muito mais atraente para a pizza: o vinho!

Existem algumas “fórmulas” de harmonização entre vinho e pizza que normalmente dão certo. No geral, os vinhos tintos italianos possuem características que permitem o acompanhamento de diferentes pizzas: uma delas é a acidez.

Mas você não precisa ficar preso apenas aos vinhos italianos. A grande dica é a seguinte: prefira os vinhos simples e jovens, que são descomplicados como a pizza.

E tem mais uma coisa: não é só vinho tinto que combina com pizza. Brancos e rosés também podem ser boas opções em alguns casos.

Confira então as principais combinações:

MARGHERITA

Por ser mais leve, com ingredientes como tomate, muçarela e manjericão, a Margherita combina com tintos frescos e frutados, como o Chianti – que é um tinto feito na região italiana da Toscana. A Margherita acompanha ainda tintos jovens, como um Merlot chileno ou brasileiro.

CALABRESA

Para acompanhar o sabor forte e picante da calabresa, o indicado é um tinto mais estruturado, de taninos firmes e com uma boa acidez. Os vinhos feitos com a uva Cabernet Sauvignon cumprem bem esse papel.

ROMANA

Por causa do aliche, que é um peixe, a pizza Romana pede um branco bastante fresco e levemente encorpado, como um Albariño espanhol ou um Alvarinho português.

QUATRO QUEIJOS

Experimente a pizza de Quatro Queijos com um branco de boa acidez e um pouco mais encorpado, para encarar a gordura dos queijos: de preferência aos brancos feitos com a uva Chardonnay.

FRANGO COM CATUPIRY

A pizza de Frango com Catupiry, que é bem brasileira, pede um tinto da uva Merlot, que pode ser brasileiro também. Outros vinhos tintos jovens, como o espanhol feito com a uva Tempranillo, também dão conta do recado.

MOZZARELLA

Para uma pizza simples, um vinho tinto jovem e igualmente simples, com pouca ou nenhuma passagem por barrica de carvalho. Pode ser um Chianti italiano ou um espanhol feito com a uva Tempranillo.

CAMARÃO

Pela presença do camarão e da gordura do queijo – que geralmente é o Catupiry, aconselha-se para acompanhamento vinhos brancos ou rosés. Um Bordeaux branco simples ou um Pinot Grigio caem bem. Outra opção pode ser um rosé feito com a uva Malbec.

Se for provar algum outro tipo de pizza, lembre das orientações básicas. E não precisa investir num rótulo mais caro.

Aproveite as dicas e boa harmonização!

Deixe um comentário