Search

Corpinnat, a nova denominação para espumantes do Penedés

O último capítulo da crise das DOs na Espanha foi o anúncio no início de fevereiro de 2019 da AVEC (Associação de Produtores de Corpinnat) para deixar o DO Cava. O embate quantidade x qualidade foi o ponto decisivo.

Corpinnat, que significa a soma das palavras catalãs “cor” e “nat” (“coração” e “nascido” em catalão) com o latim “pinna” que deu origem ao nome de Penedès e passa a ideia de “nascido no coração de Penedès”, começou a ganhar forma entre Setembro e Novembro de 2017 como uma marca coletiva que reivindicava a terra e os requisitos qualitativos superiores aos do DO Cava, mas não foi possível se chegar a um denominador comum.

Quantitativamente, a Corpinnat representa 0,94% da produção de cava, de acordo com os dados fornecidos pelo Conselho, mas sua criação já está sendo mais um impacto negativo para o já conturbado mercado do Cava, pois pesos de imagem e qualidade ​​como Recaredo e Gramona fazem parte do movimento. Lembro que não é a primeira divisão que ocorre no DO Cava (existem os casos de Raventós i Blanc e Classic Penedès).

A filosofia da Corpinnat foi baseada na criação de critérios qualitativos rigorosos para seus associados: cultivo orgânico certificado, colheita manual, preço mínimo de uva de 0,70 €, 90% de variedades nativas, 75% de uvas de vinhedos próprios ou arrendados, vinificação na própria propriedade, no mínimo 18 meses de autólise (com outros de 30 e 60 meses).

Em essência, Corpinnat colocou em particular uma tarefa de zoneamento que o Conselho de Regulamentação não havia abordado ao longo de sua história, lembrando que um dos pontos negativos do cava tem sido a dificuldade de estabelecer uma relação clara entre vinho e território, uma vez que também pode ocorrer em áreas geográficas e climáticas muito diferentes das Penedès.

São membros da associação: Gramona, Llopart, Nadal, Recaredo, Sabaté í Coca, Torelló, Can Feixes, Julia Bernet, Mas Candí.

Agora é possível encontrar até quatro indicações para vinhos espumantes de um território semelhante: Cava, Classic Penedès, Conca del Riu Anoia e Corpinnat, embora, no momento, apenas as duas primeiras designações tenham status de DOs.

Até a próxima taça!

Close
The Wine School Brasil © 2020
Close